Quando pensamos nas tendências que ditarão os esforços em Marketing no ano de 2024, é possível ver um retorno ao básico. Depois de viradas estratégicas em 2023, esse será um ano de adaptação. É a hora de revisitar os fundamentos da área para, além do crescimento acelerado, construir estratégias sustentáveis e adaptáveis às incertezas de 2024.
De Marketing de influência ao branding, de e-commerce a eventos, muitas são as possibilidades para atuar e se destacar este ano. Veja as tendências para cada categoria, de acordo com o Marketing Shots, estudo que reúne as previsões dos principais líderes de Marketing do Brasil.
Criação: Copy e Design – É o momento da eficiência por meio da Inteligência Artificial. Passado o momento de testes, a ferramenta virá para fazer parte da rotina das pessoas em criação, documentação e agilizar demandas da equipe.
Employer Branding e HR Marketing – Fique de olho na cultura de produto, engajada com a comunidade e que gera uma conexão genuína entre os pares. Foco no olhar humano sobre os processos.
Product Marketing – Ano de mais personalização e feedback, além da experimentação constante. É preciso entender que a relação cliente e empresa é uma relação e não uma transação. É menos sobre os projetos pontuais e mais sobre como PMMs podem contribuir de forma contínua.
Conteúdo – A IA focará em conteúdos de autoridade. Foco na relevância do conteúdo, na construção de comunidade e na mensagem usada para atrair as pessoas. É hora de pensar no SEO para algoritmos de IA.
Branding – Forte storytelling, uma vez que o consumidor quer o contexto de tudo. Para isso é necessário oferecer autenticidade nessa relação. É a busca pela originalidade das marcas, em que elas potencializa suas origens.
PR e Jornalismo – Profissionais que não usarem a IA ficarão para trás. Em assessoria, os KPIs mudam: analisa-se o veículo, tempo de tela, quão multicanal o resultado é e como o nome da empresa e executivo foi colocado. Será a época da valorização dos seniores, que possuem uma visão mais experiente do mercado.
Comunidade e influencers – A IA vai quebrar a barreira da língua, sendo utilizada para dublagem ou legenda. Também é o momento das redes sociais passarem a oferecer monetização para usuários, por meio de marketplaces – algo que o TikTok começou a fazer. Além disso, UGC deverá crescer bastante.
Mídia Paga e Growth – Será necessário fazer uma integração da tecnologia com os dados na indústria. Neste ano, as empresas precisam oferecer experiências mais seguras para que consigam aumentar o nível de confiança. Com isso, todas as áreas passarão a focar em Growth.
Eventos – Estamos na era do hibridismo e de oferecer experiências mesmo para quem não está no local. O impacto transformador da IA fomentará cada vez sensações e otimizar também o trabalho no backstage. Foco em ESG e Diversidade e Inclusão.
Outbound& Sales – Investir em letramento de dados é o que deve gerar mais retorno. A prioridade está nas novas tecnologias focadas em personalização.
CRM – Tecnologias conversacionais e IA darão a tônica de 2024 e as empresas que souberem adotar devidamente sairão na frente. Além disso, CX deixa de ser suporte e vira relacionamento e produto.
E-commerce e Varejo – As marcas estão buscando aumentar a receita para além do digital, diversificando suas fontes de receita. A integração com Retail Media será uma estratégia valiosa.
Ensino – Em um cenário que a mídia paga está se tornando mais cara, a geração de conteúdo de qualidade e branding se destacam para manter a relevância e o sucesso. a IA Generativa também é uma tendência em crescimento e que será buscada por profissionais.
ABM – O ABM está evoluindo para além de abordagens personalizadas para se tornar uma relação de ganha-ganha ao longo do ciclo de vida do cliente. É a hora da construção genuína de relacionamento.a